Médicos consagram-se ao Sagrado Coração de Jesus

Ao final da manhã de 22 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência a Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos (FIAMC) - que a AMCP também integra - cujos membros vieram a Roma para, no dia 21, se consagrarem ao Sagrado Coração de Jesus.
A reportagem da VaticanNews destaca que o Santo Padre exortou os médicos a exercerem a sua profissão a exemplo de Jesus, “o médico e irmão dos que sofrem”, e recordou-lhes que "curar significa iniciar um percurso: um caminho de alívio, consolação, reconciliação e cura".

Livro "Reflexões sobre Ética Médica"

A 11 de maio foi apresentado, em Lisboa,  por D. Manuel Clemente, o livro “Reflexões sobre Ética Médica”. 

Durante a apresentação, o Cardeal Patriarca de Lisboa sublinhou a importância da adequação à verdade também no contexto da Ética Médica: “A verdade é a adequação da mente ao objeto, é uma realidade que se impõe à qual eu depois adiro. (…) Porque não nos adequamos, lavamos daí as mãos – não é o ato higiénico é o ato moral. (…) O silogismo ‘Eu quero/apetece-me; Tecnicamente é possível; Logo, tenho direito’ é redutor”. Ler mais...


Núcleo de Lisboa

A 14 de maio de 2019, no Centro Paroquial da Igreja do Campo Grande/Lisboa, pelas 21:30, terá lugar a conferência sobre o tema "O médico – cultor da alegria". A conferência, com entradas livres, para a qual estão convidadas todas as pessoas interessadas, será apresentada pela Dr. Maria João Lage, médica pediatra, neonatologista na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, e membro da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses.