Médicos Católicos agradecem a D. Manuel Clemente  e felicitam o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Em eleição realizada esta manhã, os bispos portugueses elegeram o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, bispo de Setúbal. A vice-presidência foi confiada a D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra. Ao mesmo tempo que torna pública a saudação ao novo grupo de trabalho do Conselho Permanente da CEP, a Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) agradece a D. Manuel Clemente, que deixa agora a presidência deste organismo máximo da Igreja Católica em Portugal.

 

Em carta enviada hoje a D. Manuel Clemente, a AMCP transmite-lhe o seu agradecimento, nestes termos: “A Associação dos Médicos Católicos Portugueses gostaria de agradecer toda a colaboração e o empenho que obtivemos durante estes últimos anos. Registámos com um agrado especial a menção realizada por V. Exa. Rev. à vivacidade dos pronunciamentos com origem em movimentos sociais e profissionais católicos. Estas palavras servem de alento e de estímulo à nossa atividade apostólica”.

 

“A missão da Igreja na evangelização do mundo é permanente, pelo que esta é sempre uma tarefa inacabada. Além disso, sabemos que esta é também uma missão dos leigos, e em particular das associações católicas, como é o caso da AMCP. Estaremos sempre juntos na oração e na responsabilidade comum de vivermos a nossa fé com um forte sentido de testemunho, alimentados pela relação filial com Deus, reiterando o compromisso de tudo fazermos para continuarmos a cumprir a missão que nos foi confiada”, escreve ainda Pedro Afonso, presidente da AMCP.

 

A associação profissional católica anuncia a sua disponibilidade e pretensão de “continuar a manter uma colaboração estreita com a CEP, em espírito de união com a Igreja Pedindo as suas orações para esta nossa missão da vida cristã”.

 

Lisboa, 16 de junho de 2020

 

Créditos da fotografia de D. José Ornelas: agência Ecclesia