António Sarmento distinguido pela Associação dos Médicos Católicos Portugueses
O médico infeciologista, professor catedrático e investigador António Sarmento será distinguido pela Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) com o Prémio Dignitas Personae.
O galardão ser-lhe-á entregue a 30 de novembro, durante o Encontro Nacional da AMCP, que decorrerá no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa.
Atualmente, António Sarmento é Professor Catedrático convidado e regente da unidade curricular de Doenças Infeciosas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP); Chefe de Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de S. João, Porto; Membro do Conselho Científico da FMUP e do Conselho Geral da Universidade do Porto. É também Investigador principal do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, i3S, Universidade do Porto. É associado da AMCP desde janeiro de 1980.
Durante a pandemia de Covid-19 foi o primeiro vacinado em Portugal, a 27 de dezembro de 2020, tornando-se um dos rostos de sensibilização para a importância da vacinação contra a doença.
O Prémio Dignitas Personae foi instituído pela AMCP em 2021, com o intuito de distinguir pessoas ou instituições que se tenham notabilizado na defesa da vida e na dignidade da pessoa humana. A designação escolhida para o prémio, Dignitas Personae - dignidade da pessoa, provém do título da “Instrução Dignitas Personae sobre algumas questões de Bioética”, da Congregação para a Doutrina da Fé (2008). O Primeiro Prémio Dignitas Personae foi entregue à Federação Portuguesa pela Vida, em outubro de 2021.
Simbolicamente, o Prémio Dignitas Personae é um vaso de barro, da autoria de Constança Pinto Gonçalves, artista plástica portuguesa. A obra de arte é inspirada na II Carta de São Paulo aos Coríntios, para mostrar como a vida humana, frágil, humilde e moldada por Deus, contém na realidade um extraordinário tesouro.
E entrega do Prémio Dignitas Persona está agendada para o final do Encontro Nacional da AMCP, às 17:00.
O distinguido é ainda um dos moderadores anunciados para o Encontro Nacional. Moderará a conferência do investigador e membro do Pontifício Comité para as Ciências Históricas / Vaticano, Henrique Leitão, sobre o tema «A Inteligência Artificial e a Inteligência Humana que a inventa».
O Encontro Nacional da AMCP tem inscrições a decorrer, abertas à participação dos associados (médicos e estudantes de Medicina) e de outros profissionais e estudantes a quem os temas propostos à reflexão possam interessar. Terá lugar no Auditório do Hospital CUF Descobertas, no parque das Nações, Edf 2.
Mais Informações: AQUI
AMCP, 18 de novembro de 2024