Encontro Nacional de Estudantes de Medicina Católicos*

No passado sábado, dia 16 de junho, alguns jovens de norte a sul do país reuniram-se em Fátima naquele que foi o primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Medicina Católicos. O tema escolhido para este encontro foi “Eu vim para que tenham vida” (Jo 10, 10).

Começámos o dia com uma oração sobre o exercício da Medicina à luz da nossa Fé e da Verdade, que desde logo nos despertou para a importância daquilo que iria ser falado. Ao longo dia foram abordados vários temas em cada fase da vida do Homem, desde a sua conceção até ao seu fim.

Começámos com o tema “Amar antes de ver”, no qual pudemos contar com a ajuda dos oradores João Paulo Malta, Sandra Anastácio e Pedro Gil, para refletir melhor sobre as questões da vida não nascida e do seu início. Foi-nos recordado aquilo que é verdadeiramente essencial na vida de um bebé: o amor.

Em seguida, com o tema “Crescer amando” tivemos o privilégio de ouvir Margarida Neto, que nos falou com muita clareza da realidade do abandono e institucionalização de crianças e adolescentes. Ouvimos também a Xana e o Lourenço Murteira, que nos deram o seu testemunho de namoro e matrimónio ao longo do curso e no trabalho, e a Mariana Capela, que nos falou do sentido de missão e apostolado de um médico no dia-a-dia. Nesta parte da manhã, relembrámos a necessidade de procurarmos a verdade e de termos ideias claras, e de sempre agirmos com caridade querida.

Seguiu-se um almoço partilhado, durante o qual aproveitámos para nos conhecer melhor e trocar algumas ideias sobre o que tínhamos ouvido de manhã.

Terminado o almoço, seguiu-se o tema “Amar até ao fim”, que teve como oradores o padre Miguel Cabral, Ana Carlota Bragança e Francisco Mendes Correia, que nos deixaram com a noção de que o sofrimento humano só é intolerável quando ninguém cuida e que, com o seu testemunho pessoal, nos alertaram para a necessidade de termos espírito critico e convições fortes que vêm com a certeza de estarmos do lado certo da verdade. Falaram-nos também da importância do acompanhamento da pessoa em fim de vida no contexto dos cuidados paliativos e sobre alguns aspetos jurídicos relacionados com a eutanásia.

Terminámos o dia, como não podia deixar de ser, com uma Missa celebrada pelo padre Miguel Cabral, assistente espiritual da Associação de Médicos Católicos Portugueses.

Apesar de termos estado poucos, foi um dia muito bem passado, no qual tivemos oportunidade de, num formato informal, ouvir e partilhar vivências, perspetivar e refletir sobre novos pontos de vista. Todos saímos com um maior sentido de união e com uma vontade renovada de procurarmos ser melhores estudantes, cada vez mais preocupados com o nosso próximo e com o mundo que nos rodeia.
 

Joana Menezes Cunha e Beatriz Castro

Do Núcleo de Estudantes Católicos (NEC) da Nova Medical School 

 

* Este Encontro Nacional de Estudantes de Medicina Católicos foi uma ação promovida e organizada em parceria pela AMCP e pelo Núcleos de Estudantes Católicos da Nova Medical School e das Faculdades de Medicina da Universidade Nova de Lisboa, Universidade Católica de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Universidade do Minho e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.