
Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde
O Testemunho do médico Diogo Cunha e Sá
A Federação Europeia das Associações dos Médicos Católicos (FEAMC) esteve reunida em Roma entre os dias 4 e 6 de abril de 2025 para participar no Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde. Inscreveram-se mais de 100 médicos de diferentes países europeus.
O programa da FEAMC teve início na sexta-feira de manhã, dia 4 de abril, na Casa de La Salle, com uma reunião do Bureau Executivo da FEAMC, do qual faço parte, quer como representante português indicado pela AMCP, quer também como Tesoureiro.
De seguida, o grupo reuniu-se para assistir a uma conferência do Mons. Vincenzo Paglia sobre o tema “A Cura”.
Após um almoço de convívio, seguimos para a Basílica de São João de Latrão, onde atravessámos a “Porta Santa”.
Uma vez no interior da Basílica, assistimos a uma conferência do Mons. Mauro Cozzoli com o título de “Peregrinos da Esperança”.
Na sequência desta magnífica preleção, o próprio Monsenhor Cozzoli celebrou a Eucaristia com a participação direta do grupo com cânticos e leituras.
No sábado, dia 5 de abril, o grupo da FEAMC concentrou-se junto ao Castelo de Sant`Angelo, no início da Via da Conciliação, de onde saiu em peregrinação com a Cruz do Jubileu até atravessar a “Porta Santa” da Basílica de São Pedro.
De seguida, deslocámo-nos à Cripta, onde estivemos junto do túmulo de São Pedro.
Posteriormente, continuámos a peregrinação até à Basílica de Santa Maria Maior, onde também atravessámos a “Porta Santa”.
No Domingo, dia 6 de abril, às 10:30h, assistimos à missa na Praça de São Pedro. No final da celebração, tivemos a alegria de ver o Papa Francisco que cumprimentou todos os fiéis.
Em conclusão, foi com grande alegria que participei neste Jubileu e é também com honra e sentido de missão na Igreja que represento, em conjunto com o Prof. Alexandre Laureano Santos, a AMCP junto da FEAMC há mais de 25 anos.
Diogo Cunha e Sá
14.04.2025