
Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde
A 5 e 6 de abril de 2025 realizou-se no Vaticano o Jubileu dos Doentes e dos Trabalhadores da Saúde, integrado no Ano Jubilar 2025, em que todos somos chamados a ser Peregrinos da Esperança.
No conjunto de peregrinos, o Vaticano anunciou a presença de mais de 20 mil pessoas, em oração pelo mundo da saúde, pela paz e também com o Papa Francisco no coração, estavam também peregrinos portugueses.
As palavras do Santo Padre ecoaram na Praça de São Pedro. Nos momentos de doença, disse o Papa, "Deus não nos deixa sozinhos e, se nos abandonarmos a Ele, precisamente onde as nossas forças falham, podemos experimentar a consolação da sua presença. Ele mesmo, feito homem, quis partilhar a nossa fraqueza em tudo e sabe bem o que é o sofrimento. Por isso, podemos dizer-Lhe e confiar-Lhe a nossa dor, certos de que encontraremos compaixão, proximidade e ternura". A sua Homilia foi lida pelo arcebispo D. Rino Fisichella.
Por ocasião do programa jubilar, a FEAMC - Federação Europeia das Associação de Médicos Católicos organizou um encontro adicional de inspiração e reflexão para os profissionais de saúde. Realizou-se a 4 de abril, na Casa la Salle, Via Aurelia, e na Arquibasílica de São João de Latrão.
O nosso associado, doutor Diogo Cunha e Sá, também tesoureiro da FEAMC, foi um dos médicos participantes, que a foto acima documenta.
Os vários textos e materiais este encontro jubilar, são disponibilizados no website da FEAMC:
https://feamc.eu/texts-april-