Livro "Reflexões sobre Ética Médica" propõe Código de Ética para o Ensino e a Prática da Medicina

Com trabalhos assinados por vinte investigadores e/ou profissionais de diferentes especialidades médicas e da área do Direito de Portugal e de Espanha, a obra apresentada em maio em Lisboa, pelo cardeal patriarca de Lisboa, contou a coordenação editorial do psiquiatra Pedro Afonso e do padre e médico oncologista Miguel Cabral, respetivamente o presidente e o diretor espiritual da Associação dos Médicos Católicos Portugueses.

A obra está estruturada em dezassete capítulos. Os primeiros são centrados em conceitos e reflexões mais teóricas sobre a Ética, a Medicina e a Bioética.

Nos seguintes capítulos o livro percorre um itinerário temático que inicia nos momentos anteriores à fecundação até ao momento da morte, numa abordagem a temas que vão desde a Medicina Pré-Natal à Eutanásia, passando por questões como a doença grave nas crianças, a relação médico-doente e a gestão de pessoas na àrea da Saúde.

No capítulo 17 é apresentada uma “Proposta de Código de Ética para o Ensino e a Prática da Medicina”.

“Procurámos que os conteúdos fossem abrangentes e de leitura fácil, embora sem perder o rigor científico. Por conseguinte, não pretendemos elaborar propriamente um manual de ética médica, mas antes um livro de leitura acessível, sem desvalorizar a profundidade da reflexão a que estes importantes temas obrigam”, referem os coordenadores editoriais no prefácio da obra.

Esperando que a publicação “possa contribuir para um diálogo construtivo entre médicos, doentes, a sociedade e os decisores políticos”, os seus coordenadores sublinham que “apesar de a sociedade estar em constante mudança e os avanços científicos obrigarem a uma permanente atualização, há́ um conjunto de princípios éticos que não são negociáveis, mantendo-se válidos; por conseguinte, são intemporais”.

Os autores da obra são:

António Pardo, Diogo Costa Gonçalves, Fernando Maymone Martins, Isabel Galriça Neto, João Paulo Malta, João Paulo Pimentel, José Diogo Ferreira Martins, José Fonseca Pires, José Paiva Boléo-Tomé, Julio Tudela, Justo Aznar, Lucía Gómez Tatay, Luís Mascarenhas, Margarida Neto, Maria João Lage, Miguel Cabral, Pedro Afonso, Pedro Vaz Patto, Teresa Souto Moura e Walter Osswald.

O livro é uma edição da Princípia Editora e contou com o apoio à sua publicação da Fundação A Junção do Bem (AJB)

Está à venda nas principais livrarias em Portugal e também online, mas poderá encomendar o seu exemplar junto do secretariado da AMCP: : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

ÍNDICE