Núcleo diocesano de Angra tem nova direção

O Núcleo Diocesano de Angra/Açores da AMCP tem nova Direção, presidida pelo médico anestesiologista Luís Mendes Cabral. Integram a Direção Diocesana Paula Cristina da Costa Gonçalves (vogal e vice-presidente), Maria de Castro Horta Lopes (secretária), Maria Amália Neves Carrapa e Bettencourt (tesoureira), Lisandra de Fátima Azevedo Martins, Maria de Fátima Alves Pinto de Azevedo e José Manuel Dias Pereira (vogais). O Assistente Espiritual da delegação diocesana é o padre José Júlio Mendes da Rocha.
 
A 18 de outubro, Dia de São Lucas, teve lugar a tomada de posse da nova equipa diocesana e a apresentação de um dos projetos deste núcleo para os próximos tempos: a requalificação da sala de culto do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), para uma maior dignidade do espaço de culto, frequentado por profissionais das várias áreas de serviço do hospital, doentes e familiares.
 
"Queremos dar visibilidade à presença de Cristo, no Sacrário, nos hospitais da Região. Vamos começar pelo HSEIT", refere Luís Mendes Cabral.
A remodelação ontem apresentada tem prevista a criação de uma estrutura de madeira e a instalação de um sistema de iluminação novo, que permitirão que a capela em alguns momentos possa estar num ambiente de maior recolhimento e nas celebrações ou outros momentos mais iluminada.
 
O altar, em basalto, terá um sacrário e sobre ele o símbolo do Espírito Santo, dois elementos que ficarão em destaque em toda a capela dedicada precisamente ao Santo Espírito.
 
Para este efeito da remodelação, que será realizada de forma faseada, consoante as disponibilidades financeiras, foi lançada uma campanha de recolha de donativos pela AMCP Açores - o cartaz da campanha.
 
"Os donativos vão para uma conta da diocese específica para o projeto e podem ser deduzidos no IRS", explica o novo presidente diocesano.
 
O Dia de São Lucas integrou além da tomada de posse da nova Direção Diocesana e da apresentação do projeto de renovação da Capela do HSEIT, uma palestra pelo assistente nacional da AMCP, padre Miguel Cabral, sobre o tema «Médico, o bom samaritano» e a celebração da Eucaristia.