Prémio João XXI atribuído a Caroline de Souza

Durante o XXVI Congresso Mundial da FIAMC - Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos, realizado de 15 a 17 de setembro em Roma, Caroline de Souza, médica bacteriologista indiana de Goa que frequentou em Bombaim um curso de Bioética que regularmente é organizado pela Associação dos Médicos Católicos da União Indiana, foi distinguida pela AMCP – Associação dos Médicos Católicos Portugueses com o Prémio Internacional de Ética e Deontologia João XXI. 

A distinção foi recebida pelo trabalho “Grandes avanços biomédicos: desafios éticos, deontológicos, atenuação de conflitos: Uma visão geral”, no qual Caroline de Souza analisou vários temas das áreas medicina restaurativa, do consentimento informado e da reprodução artificial. O diploma e a medalha símbolos do galardão foram entregues pelo presidente da AMCP, José Diogo Ferreira Martins, e recebidos por um representante da galardoada, já que Carloline de Souza não pôde deslocar-se a Roma.

“Alguns dos principais avanços biomédicos tiveram um profundo impacto nas nossas vidas, afetando os nossos caminho desde o nascimento (e antes) até à morte (e depois). Muitos destes avanços levantam sérias questões éticas, preocupações deontológicas. Este documento pretende destacar algumas delas, residindo especificamente, sobre aqueles avanços que têm impacto no tecido moral da sociedade”, refere Caroline de Souza na apresentação da sua investigação.

O Prémio Internacional de Bioética e Deontologia Médica João XXI é uma iniciativa da AMCP. Foi instituído em 1951 e atribuído pela primeira vez em 1954, no VI Congresso Internacional da FIAMC, realizado em Dublin. O galardão é sempre entregue nos congressos da FIAMC e distingue profissionais da Medicina que se destacam no estudo e investigação nas áreas da Bioética e da Deontologia Médica, em diferentes países, com trabalhos apresentados e/ou publicados nesses domínios. A designação do prémio pretende homenagear e fazer memória do Papa João XXI, o português Pedro Hispano, um médico, teólogo, matemático e professor que foi Papa entre setembro 1276 até à data da sua morte, em maio de 1277.

18 de setembro de 2022