Relatório Matic é votado amanhã no Parlamento Europeu



O "Relatório Matic", assim designado por ter sido apresentado pelo eurodeputado croata Pregrad Matic, recomenda aos governos europeus que eliminem os obstáculos ao acesso ao aborto.

Em declarações à imprensa (na foto acima ao semanário NOVO), o presidente da Direção Nacional da AMCP, José Diogo Ferreira Martins, critica o que diz ser uma ideia "francamente perigosa e radical, uma tentativa de redefinir aquilo que é a objeção de consciência, equiparando-a à negação da assistência médica", algo que "para nós, médicos, é algo gravíssimo". 

A questão é mais atual do que nunca, já que, amanhã, 23 de junho, este polémico relatório que tem o título de "A situação da saúde sexual e reprodutiva e dos direitos na UE, na perspetiva da saúde da mulher" vai ser precisamente votado no Parlamento Europeu.

A AMCP considera que se trata efetivamente de uma tentativa de impor a partir da UE  normas para os seus Estados Membros, considerando que o aborto é um direito humano, e que qualquer obstáculo ao aborto que qualquer país da UE tenha na sua legislação seja afastado, e considerado como um atentado aos direitos humanos e uma violência de género. Neste relatório é também por isso limitado o direito de objeção de consciência por parte dos profissionais de saúde. 
 
Nas mesmas declarações à imprensa, José Diogo Ferreira Martins teme que o Parlamento Europeu "possa estar na iminência de dar um passo terrível e radical", "quase um atentado àquilo que são os fundamentos da sociedade democrática". 

Se o entender, manifeste a sua oposição!

É pois para quem quiser, tempo de manifestar junto dos eurodeputados a discordância desta posição e/ou, junto do presidente do grupo parlamentar do PPE, Manfred Weber, o pedido de que votem contra este relatório.

Deste modo vai aqui vai uma sugestão para um e-mail, que deverá ser enviado ainda hoje para: manfred.weber@europarl.europa.eu
com o seguinte texto:
Please, vote against the Matic report.
Yours truly

(assinatura)

 

22 de junho de 2021